Armas com História - A G3
A G3 é a arma standard do Exército Português, desde o tempo em que prestamos serviço militar. Todos nós a conhecemos, todos nós dormimos com ela, chamamos-lhe, afectuosamente, “namorada” e muitos de nós devemos-lhe a vida.
É uma arma magnífica! Raramente encrava, tem um alcance e uma precisão notáveis, 100m superior ao da AK47 (a sua rival em Africa) para além do seu poder derrubante ser bastante maior. Estes atributos tornaram-na numa das armas mais utilizadas em todo o mundo, sendo usada em mais de 50 exércitos.
Possui um calibre 7.62 NATO, o comprimento do cano é de 450mm com 4 estrias no sentido dextrorsum o peso é de 4,4 kg para um comprimento total de 1025mm. As restantes características são um carregador de 20 munições, uma cadencia de tiro de 500 a 600 tpm e a velocidade do projéctil à boca de 800 m/s; como todos nos devemos lembrar a acção era por recuo retardado por acção indirecta dos gases.
Como pontos negativos salientam-se o seu peso (embora pese pouco mais do que a AK-47, pesa quase o dobro de uma M16), o comprimento e a capacidade do carregador (apenas 20 munições). É claro que o peso e o comprimento acabam por lhe conferir a estabilidade e o alcance mas em ambientes urbanos a G3 sente-se nitidamente menos à vontade do que as suas rivais.
In Boletim nº 1 - Carlos Vieira
6 Comments:
At 4:42 da tarde, Anónimo said…
Pires, isso do cú da alinha é uma hstória bem contada, mas o que é facto é que estava semre sujo.... danada da moça... viva a G3, do teu amigo garcia
At 10:53 da tarde, Paulo said…
A G3, a «Maria» de muitas noites em Africa!!!!!
Outros tempos quando não havia blogs..lol
Paulo
At 12:28 da tarde, Anónimo said…
Eu não sou comando mas pretendo ser,acho que está aqui um trabalho muito bem feito, sites tipo este deverião ser mais divulgados e em maior numero...
Comprimentos,
Pedro R.
At 10:47 da manhã, Anónimo said…
ola pessoal!
a famosa arma automatica G3, nao podemos esquecer que é a nossa namorada, esta sempre conosco, nos momentos dificeis e menos dificeis, sem esquecer que temos de a preservar e estimala de tal forma como fazemos a uma mulher.
eu nao sou comendo mas sou militar.
abraço grande
At 12:44 da manhã, Anónimo said…
A minha querida namorada... saudades de trabalhar com essa menina, nunca me deixou ficar mal, e na recruta devo ter tido sorte, fui o 9 melhor classificado. Atiradores Operacionais R.I.P 1990
At 3:30 da manhã, CESAR T CESAR said…
Eu só posso dizer da Satisfação de ter ainda hoje o meu HK. Adquiri o meu consoante nossa legislação e embora tenha feito uso dele como Militar, fui por 35 anos Delegado de Polícia e também cheguei a usar essa arma. Algumas apreendidas e depois repassadas pelo Poder Judiciário à Polícia Civil.
Enviar um comentário
<< Home