Comandos Almada-Seixal

A Sorte Protege os Audazes

2006/07/04

Floresta Segura, Floresta Verde

Decorreu mais um fim-de-semana de prevenção aos fogos florestais.

Desta vez com 2 ignições em 2 dias em plena Mata dos Medos numa zona bastante inacessivel. Graças ao alerta dado pelas equipas voluntárias os bombeiros poderam intervir prontamente e debelar o fogo no seu inicio sem grande dificuldade.

Apesar de ambas deixarem muitas suspeitas de fogo posto, tanto pela hora como pelos locais, as atitudes negligentes de quem frequenta a Mata continuam a ser bastante mais numerosas. O espírito de "só acontece aos outros", de "isto é um espaço público e eu tenho o direito de me divertir nele a meu belo prazer" imperam por todo o lado.

Deparamos com muitas situações em que, um pouco inocentemente, as pessoas tinham feito um pequeno trabalho de preparação do terreno antes de acender o fogo, mas isso só não chega, e é preciso não esquecer que "de boas intenções está o inferno cheio". É muito fácil o fogo escapar ao nosso controlo e sem meios de combate, nem sequer um simples balde de água por perto, pode tomar proporções dantescas.

É preciso usar os espaços que a autarquia criou para se puder fazer lume à vontade, nomeadamente o parque de Santo António na Costa e o parque Verde na Charneca, para já há a promessa que para o ano serão criados mais espaços como aqueles. O fogo não perdoa, não é razoável, nem entra em negociações. É preciso respeitar as indicações que são fornecidas.

MAMA SUME

1 Comments:

  • At 7:09 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Obrigado a todos por o esforço feito na defesa da Patria contra o nosso inimigo interior o fogo que de ano para ano nos traz amargura e tristeza.Mama sume

     

Enviar um comentário

<< Home