Comandos Almada-Seixal

A Sorte Protege os Audazes

2006/08/28

Fogo!




Estávamos a nos preparar para ir almoçar, quando o alarme suou no rádio: "Fogo na Apostiça", segundos depois avistamos um carro dos Bombeiros de Cacilhas e seguimo-lo. Chegados ao local a situação estava longe de controlada, cerca de duzentos metros afastado da frente das chamas um novo foco era prontamente atacado e apagado.

É preciso referir a prontíssima intervenção dos bombeiros, num ápice 2 helicópteros e perto de 10 viaturas marcaram presença. Sesimbra, Cacilhas e Seixal foram as corporações intervenientes, que com profissionalismo rapidamente controlaram as chamas. De salientar a prestação dos funcionários da herdade da Apostiça que colocaram imediatamente vários carros e tractores na frente das chamas.

Após a conclusão dos trabalhos ouvimos alguém exclamar: "Este símbolo faz lembrar a minha guerra" apontando para a ilharga da minha pickup que ostenta, orgulhosamente, o nosso crachá. "Fui da 8ª de Moçambique..." A conversa continuou animada, estávamos perante um nosso camarada que trabalha nessa herdade.

Cumprido o dever, voltamos às nossas rotinas, não sem que antes tomássemos o merecido almoço.

Mais uma vez fui invadido por uma mistura de sentimentos, a satisfação do dever cumprido, de ter sido útil, de ter marcado a diferença, de ver a eficácia dos meios envolvidos e a tristeza de ver aquele hectare queimado.

Mama Sume!

3 Comments:

  • At 1:32 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Caros amigos,
    estou convosco na prevenção em Almada e sou da Agreste4x4.
    Como tive oportunidade de vos dizer na primeira reunião deste ano na Prevenção Civil, também eu fiz tropa nos Comandos, mais propriamente, no Regimento de comandos da Amadora, em 89.
    Não como voluntário nem como comando mas segundo a descrição da altura como "Soldado condutor Comando". Pois é, sem esperar fui lá parar um ano de minha vida. Na altura fui um "contrariado" mas agora não dou por mal empregue tempo que lá passei. Tive a oportunidade de participar em algumas acções como a "COMANGOI" "Prova de fogo real em Sta Margarida" "Acção de ataque urbano em Lisboa" entre outras (não tenho a certeza do nome das últimas duas).

    Bom, mas isso já lá vai e a nossa guerra agora é outra.

    Feitas as apresentações explico agora a principal razão de a vós me dirigir.
    Uma das minhas actividades preferidas sempre foi as artes plásticas, (pintura instalações fotografia e arte digital) na altura da "guerra" fiz alguns trabalhos plásticos dos quais ainda me restam três. Neste link que fiz propositadamente poderão vê-los: http://artsir.carbonmade.com/

    Teria todo o gosto em oferecer estes trabalhos à Associação de Comandos Almada-Seixal, caso esta tenha uma sede ou um lugar para os colocar.

    Medidas dos Quadros: 48x102 (dois deles) e um com 95 x 50cm o outro
    Pintura a óleo e outras aplicações sobre madeira

    Se for de vosso agrado por favor digam qualquer coisa para eu fazer algumas reparações necessárias e combinar-mos a entrega.


    Vemo-nos por aí,
    Com os melhores cumprimentos,

    Paulo Canilhas
    http://agreste4x4.blogspot.com/

     
  • At 1:37 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    ...Áh, e já agora um cumprimento especial à vossa Associação pela participação nesta acção civil que é a prevenção de incêndios, na qual eu(Agreste4x4) também tenho o prazer de participar vai já para três anos.

     
  • At 12:48 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Camaradas,bom trabalho.Marcamos a diferença!

    Queiram visitar-me em http://aromasdeportugal.blogspot.com
    Apareçam no site,no fórum... www.comandosportugal.no.sapo.pt

    Mama Sume
    Mário relvas

     

Enviar um comentário

<< Home