Comandos Almada-Seixal

A Sorte Protege os Audazes

2006/12/10

Operação Dunas



Camaradas, como devem ter visto nos telejornais o cordão dunar da praia de S. João da Caparica esteve preste a ceder. Contactados pela protecção civil imediatamente colocamos 3 viaturas em alerta e 7 camaradas ficaram escalados em prontidão para intervir.

A Operação Dunas foi iniciada imediatamente ao contacto do Coordenador da Protecção Civil de Almada e na tarde de Sexta-feira foi imediatamente deslocada para o local 1 viatura com 3 camaradas de modo a estabelecer uma acção de vigilância ao avanço do mar. Passada a preia-mar ficou definido um novo rendez-vous às 3:30 da manhã para acompanhar a preia-mar da noite, tendo no Sábado sido convocados 7 camaradas e 3 viaturas que se desdobraram entre vigilância e sensibilização dos curiosos no sentido de não se colocarem em situação de risco.

Esta acção foi de uma maneira geral bem aceite se bem que aqui e ali com episódios de alguma animosidade tendo mesmo chegado ao ponto de ser necessário a intervenção das forças da ordem. Incrivelmente as pessoas por puro voyeurismo não hesitam em colocar a sua vida em risco, mesmo sabendo que em caso de acidente alguém mais terá de se arriscar para os ir salvar insistem que têm cuidado e que nada irá acontecer. Felizmente nada aconteceu e tudo terminou em bem, pelo menos até às 9:00 da manhã de Domingo, hora em que fomos desmobilizados.

As dunas aguentaram o avanço do mar tão sómente por ter diminuido a intensidade da ondulação, pois durante a madrugada de Sábado chegou a temer-se que elas cedessem durante essa maré, e não houve qualquer acidente a lamentar.

No entanto ficou bem patente que urge definir o estatuto do serviço voluntário, nomeadamente concedendo maior autoridade aos intervenientes, de resto a coordenação e articulação das equipas de voluntários da Associação e a Protecção Civil, Bombeiros e Autoridades foi, para dizer o mínimo, eficaz.

Cabe-nos agradecer a todos os intervenientes e garantir que a toda e qualquer solicitação da Protecção Civil a resposta será:

MAMA SUME!