Comandos Almada-Seixal

A Sorte Protege os Audazes

2007/04/11

Actividades 1º trimestre de 2007

O ano começou com um passeio TT à comporta, na alegre companhia dos elementos do Agreste 4x4, onde assistimos à 1ª etapa do Lisboa-Dakar. A boa disposição foi o prato forte, e o espectáculo de ver evoluir a alta velocidade jipes, camiões e motas num piso que tinha algumas semelhanças com as 1ªs etapas de África foi inesquecível, tal como toda a experiência de evoluir em coluna nessas condições.
Os estradões rolantes e de areia mole obrigavam a ir de pé a fundo, chegando a rolar a mais de 80 Km/h sobre a areia. Uma experiencia a repetir para o próximo ano, de resto a última oportunidade de se assistir ao Lisboa-Dakar uma vez que em 2009 rumará para outras paragens (ou melhor partidas). De acrescentar ainda que está prevista para o próximo evento uma mega festa pois o Dakar comemorará 30 anos. A não perder mesmo.

A convite da Protecção Civil de Almada tivemos a Pick-up do nosso camarada Nuno Mendes exposta no Almada Fórum, englobada na exposição Floresta Segura-Floresta Verde.
Esta exposição teve como finalidade transmitir ao grande público o trabalho desenvolvido pelas diversas organizações, entre as quais figurou a nossa delegação, neste projecto e que se revelou como o mais eficaz em termos de combate a incêndios florestais a nível nacional, levando a que Almada, apesar de ser o conselho com maior número de ignições do distrito de Setúbal fosse também o com menor área ardida a nível nacional, menos de 1 hectare!

A nossa colaboração com a Protecção Civil de Almada estreita-se e o seu âmbito começa a tornar-se mais generalista. Depois do sucesso na prevenção dos fogos, seguiram-se colaborações quando das inundações, provocadas pelas chuvas torrenciais do inicio do Inverno e a já referida noutro artigo, prevenção à situação de previsível colapso das dunas da Costa da Caparica.
Esse colapso aconteceu e o mar invadiu o parque do CCL, mais uma vez elementos da nossa delegação estiveram presentes e auxiliaram a Protecção Civil naquilo que foi possível fazer perante a força do mar: prevenir e proteger as populações. Sendo uma situação já há muito referenciada, não houve vidas humanas em perigo, para além dos inevitáveis mirones, e os estragos materiais que aconteceram foram em grande medida minorados.
Estivemos presentes com 2 viaturas e 6 elementos que se revezaram segundo uma escala de serviço, como nos velhos tempos.

De referir que esta situação se arrastou desde Dezembro até Março e que a cada maré viva os nossos camaradas (eu próprio incluído) lá estamos de prevenção, foram muitas horas retiradas à família, ao sono e por vezes à própria actividade profissional, mas como diria Fernando Pessoa: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. E se há alma grande no mundo é a alma Comando!

MAMA SUME!

3 Comments:

  • At 8:32 da tarde, Blogger Paulo Garcia "Comando" said…

    Caros Camaradas.
    Pelos vistos estão pouco activos.
    Se quiserem e me darem autorização, posso postar alguma informação do Passa Palavra e do meu blog aqui, em nome dos Coamndos. Mama Sume.

     
  • At 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Camaradas venho saudar-vos depois de aqui ter passado e comentado há muitos meses. Foi publicado alguns dos vossos textos no Passa Palavra.Agradeço-vos a recente visita ao Aromas de Portugal.

    Vou levar esta noticia... para lá!

    Disponham

    Abraço Comando

    Mário Relvas

     
  • At 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Camaradas, já se encontra linkado este blog no Aromas de Portugal.

    Abraço por mais esta visita de hoje.

    Mama Sume

    MR

     

Enviar um comentário

<< Home